Notícias

« Voltar

Enap e PMI realizam palestra sobre gestão de riscos em projetos de TI

Enap e PMI realizam palestra sobre gestão de riscos em projetos de TI

Por: Ascom

Publicação: 10/11/2017 | 09:57

Última modificação: 10/11/2017 | 11:03

Com o objetivo de apresentar a gestão de riscos em Projetos de Tecnologia da Informação (TI) e apresentar uma breve introdução do COBIT® 5, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Project Management Institute (PMI/DF), realizou nesta sexta-feira (10), o Café com Projetos Realizando a Gestão de Riscos em Projetos de TI.

A palestra foi ministrada pelo doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda e professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília (UCB), João Souza Neto.

“A governança e o gerenciamento corporativo de TI é parte integral de toda a governança corporativa e é complexa e multifacetada”, disse Neto. O professor explicou que o gerenciamento de risco da área de tecnologia da informação é essencial para evitar que falhas possam causar um impacto negativo na continuidade dos negócios. “O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz”, afirmou.

Ao falar sobre o COBIT® 5, o professor destacou os principais conceitos do framework construído e integrado com base em mais de 20 anos de desenvolvimento neste campo de atuação. “O COBIT® 5 é a versão mais recente do framework de boas práticas de governança e gerenciamento empresarial de TI, que incorpora muitos conceitos e teorias amplamente aceitos”.

Durante a palestra, foram abordados os tópicos de Introdução aos Riscos de TI; Gestão de Riscos em Projetos de TI; Identificação de Riscos do Projeto de TI; Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos de Projetos de TI; Estratégias de Respostas a Riscos; e Como Utilizar o COBIT 5 for Risk na Gestão de Riscos de Projetos de TI.

Na abertura do evento, a diretora de Gestão Interna da Enap, Camile Sahb Mesquita, destacou a parceria entre Enap e PMI e reafirmou a importância de trazer a cultura do gerenciamento de projetos para a Administração Pública. “Tudo na nossa vida nós podemos transformar em projetos e fazer um bom gerenciamento disso, com gestão de riscos e previsão de tempo e orçamento”, disse.

“A missão do PMI é servir aos interesses profissionais de seus filiados e contribuir para o desenvolvimento da comunidade de gerenciamento de projetos”, afirmou o presidente do PMI/DF, Rogério Aparecido Silva. “Este é um evento ímpar, que aborda um assunto de suma importância para todas as áreas”, finalizou.