Notícias

« Voltar

Enap e MDIC realizam aula magna do Curso de Especialização em Desenvolvimento Produtivo

Enap e MDIC realizam aula magna do Curso de Especialização em Desenvolvimento Produtivo

Por: Ascom

Publicação: 09/03/2018 | 17:39

Última modificação: 09/03/2018 | 17:46

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) promoveram, nesta quinta-feira (9), a Aula Magna do Curso de Especialização em Desenvolvimento Produtivo. A aula foi ministrada pelo secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Jorge Arbache.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, destacou que a Especialização em Desenvolvimento Produtivo "trata de um tema importante, de uma área nova para a Escola". "Este é um programa orientado para uma dimensão na qual a Enap tem pouca tradição, mas que estamos começando a apostar com mais força", disse.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, explicou que a ideia do curso começou há muito tempo. "Isso mostra que é preciso ter resiliência no serviço público. Existem muitos caminhos a serem percorridos entre uma ideia e a concretização dessa ideia. Os caminhos percorridos para isso foram longos, mas hoje estamos concretizando, com o início do curso", esclareceu.

A ministra substituta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Yana Dumaresq, ressaltou que o intuito da capacitação não é somente para qualificação. "Tenho convicção de que esse curso e o momento dedicado aqui fazem parte de um movimento de reposicionamento do MDIC perante seus pares, e do governo perante seus stakeholders. A sociedade clama mais do que nunca por um governo melhor, mais eficiente, transparente, correto e preciso. E eu acredito que é a nossa geração que dará esse passo decisivo para caminhar rumo a essa agenda de formulação de políticas públicas mais qualificadas e mais baseadas em evidência", concluiu.

Em sua exposição, o secretário de Assuntos Internacionais do MP, Jorge Arbache, frisou que a agenda de desenvolvimento produtivo é um dos assuntos mais importantes que temos hoje no mundo. "Temos uma falta de diálogo nessa agenda. Parte do problema está em mudanças na natureza do que chamamos de indústria e de sistemas produtivos, e isso tem trazido uma dificuldade grande na formulação de políticas públicas", disse.

Segundo Jorge, "políticas industriais estão voltando, mas totalmente repaginadas. A construção das novas estratégias para indústria em economias avançadas vai muito além do debate sobre objetivos e uso de instrumentos tradicionais, aliando a discussão sobre o futuro da indústria às novas tecnologias que já ditam o novo padrão de produção mundial".

Mais sobre a Especialização em Desenvolvimento Produtivo - A capacitação tem como objetivo contribuir para a ampliação da capacidade institucional de gestão de políticas de desenvolvimento e competitividade industrial, por meio da capacitação de profissionais que atuam nessa área.

Confira mais informações na página da Especialização.