Notícias

« Voltar

Enap dá início a curso de capacitação para assessores de comunicação e imprensa

Enap dá início a curso de capacitação para assessores de comunicação e imprensa

Por: Ascom

Publicação: 19/05/2017 | 00:25

Última modificação: 19/05/2017 | 15:15

Com o objetivo central de preparar os participantes para situações concretas de assessoramento nas áreas de comunicação, exigidas dos chefes ou responsáveis pelo tema nos ministérios, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) deu início, nesta sexta-feira (19), ao curso presencial de Capacitação para Assessores de Comunicação e Imprensa. 

Na abertura da atividade, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, disse que é preciso investir na profissionalização dos assessores de comunicação e fortalecer as direções dos ministérios. Segundo ele, “a comunicação é uma área cada vez mais importante e estratégica dentro do governo”. “A comunicação é importante, pois envolve a relação dos ministérios e dos ministros com a sociedade e com os outros meios de comunicação”, finalizou.

Na ocasião, o secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Chico Mendonça, falou sobre a importância da atualização profissional dos comunicadores inseridos num mercado de trabalho “cada vez mais exigente quanto às demandas, qualificações e habilidades necessárias”. Falou ainda sobre a importância da capacitação ofertada que, segundo ele, “vem em momento oportuno para preparar os profissionais de forma a enfrentar os desafios e as rápidas transformações das informações”.

A atividade desta sexta-feira foi conduzida pelo jornalista e secretário de Imprensa da Presidência da República, Luciano Suassuna. O secretário falou sobre a importância da integração entre as diversas áreas da Comunicação e de se pensar a ‘gestão’. “Temos a possibilidade de fazer gestão de políticas públicas por meio da Comunicação. Para isso, temos que organizar um calendário de ações, realizar as entregas e nos preocupar com as estratégias”, ressaltou. Suassuna respondeu a diversas questões dos participantes, oriundos de ministérios como Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Fazenda; Esportes; Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Direitos Humanos; Desenvolvimento Social e Agrário; Meio Ambiente; Secretaria-Geral/PR; entre outros.

Dividido em 10 módulos, com carga horária total de 40 horas, o curso é voltado para a capacitação de alto nível, abordando de maneira prática os principais temas e desafios do campo de trabalho. Serão abordados conteúdos relacionados à comunicação governamental e comunicação pública; planejamento estratégico da gestão integrada da comunicação nas organizações públicas; gestão de riscos e crises; planejamento estratégico; estratégias de relacionamento com a imprensa; comunicação internacional; capacitação de fontes e porta-vozes; e comunicação digital, que tratará de portais, mídias e redes sociais. As aulas ocorrerão sempre às segundas e sextas-feiras, de 9h às 13h, até o dia 23 de junho, em Brasília.

Sobre - O curso faz parte do Programa de Capacitação para Assessorias Ministeriais, lançado pela Enap em 07 de maio de 2017. No âmbito do programa estão previstos também cursos voltados para assessores das áreas jurídica, internacional e auditoria interna, além da capacitação voltada para chefes de gabinete – que já está em andamento.

 

Outras informações

Diretoria de Educação Continuada

Coordenação-Geral de Educação Executiva

Contatos: (61) 2020-3415 ou educacaoexecutiva@enap.gov.br