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Documentário retrata a imersão de três meses vivida pelos(as) alunos(as) do curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local

Documentário retrata a imersão de três meses vivida pelos(as) alunos(as) do curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local

Por: Ascom

Publicação: 11/07/2018 | 11:50

Última modificação: 11/07/2018 | 00:12

Ao longo de 120 dias, os(as) 113 alunos(as), oriundos(as) de 73 municípios, estiveram na Escola, em Brasília, para uma imersão na realidade da Gestão Pública, participando de palestras, atividades práticas e visitas técnicas para aproximar a formação da vivência prática de cada um(a). 

O resultado dessa experiência é retratado no poderoso e emocionante documentário que traz depoimentos dos(a) alunos(as), parceiros(as), professores(as) e coordenadores(as) do curso. Com diferentes trajetórias, eles falam do seu cotidiano – trabalho, lazer, famílias – e compartilham os desafios e conquistas destes três meses de imersão.

Confira:

A oferta desse curso marca a primeira vez em que a Enap promoveu uma capacitação sólida e intensiva para formação de quadros municipais. O objetivo foi aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão municipal, metropolitana, gestão de políticas de infraestrutura local e planejamento urbano, além de estreitar a relação do Governo Federal com os gestores locais e fortalecer a capacidade de entes subnacionais em gerir de forma qualificada as organizações públicas e recursos locais, de forma a aprimorar oferta de serviços públicos.

A oferta do curso foi possível devido à parceria com instituições qualificadas e com experiência em gestão local. Conheça os parceiros:

•    A Secretaria de Gestão (Seges), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, é a unidade que propõe, coordena e apoia a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicos de inovação, modernização e aperfeiçoamento da gestão pública, promove a gestão do conhecimento e a cooperação em gestão pública, coordena, gerencia e presta apoio técnico a projetos especiais de modernização da gestão pública relacionados a temas e áreas estratégicas de governo, além de responder pela proposição de políticas, pelo planejamento, coordenação, supervisão e orientação normativa de atividades, de gestão dos recursos de logística sustentável e de gestão de convênios, contratos de repasse, colaboração e fomento, termos de execução descentralizada e termos de parceria. Conheça mais sobre a Seges aqui.

•    O propósito do ISC/TCU é desenvolver pessoas para a construção de uma sociedade cidadã. Para isso, promove a capacitação de profissionais do TCU, servidores públicos de outras instituições e cidadãos. Também atua no apoio ao desenvolvimento de pesquisas, ferramentas e metodologias que auxiliem no aprimoramento do controle externo e da Administração Pública, em consonância com a missão institucional do TCU. Conheça mais sobre o ISC aqui.

•    O Pnud trabalha em aproximadamente 170 países e territórios, contribuindo para a erradicação da pobreza e a redução de desigualdades e da exclusão social. O PNUD auxilia países a desenvolver políticas, habilidades em liderança e em parcerias, capacidades institucionais e construção de resiliência de maneira a manter os resultados no âmbito do desenvolvimento. Conheça mais sobre o Pnud aqui.

•    A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Isso acontece por meio do Programa Juntos, que atua na melhoria da gestão pública com diversas ações que são sistematizadas e transformadas em conteúdo para a Plataforma Digital Rede Juntos. O canal serve como troca e debate em gestão pública, reunindo lideranças engajadas no aprimoramento da administração pública brasileira. Conheça mais sobre a Comunitas aqui.

•    O Ibam é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1952, com sede no Rio de Janeiro. Sua fundação recebeu o apoio das associações municipais e dos movimentos relacionados ao municipalismo brasileiro. O instituto atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa. Sua missão é promover – com base na ética, transparência e sem vínculo político-partidário – o desenvolvimento institucional da Administração Pública, especialmente a municipal, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento, objetivando uma sociedade democrática e justa. Conheça mais sobre o Ibam aqui.

Clique aqui para mais informações.