Notícias

« Voltar

Compromisso pela igualdade racial é tema de evento que será promovido pela Enap, Ministério dos Direitos Humanos e Embaixada Britânica

Compromisso pela igualdade racial é tema de evento que será promovido pela Enap, Ministério dos Direitos Humanos e Embaixada Britânica

Por: Ascom

Publicação: 05/07/2018 | 15:08

Última modificação: 05/07/2018 | 15:09

O Brasil é um dos principais articuladores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotado na Cúpula das Nações Unidas em setembro de 2015. O Objetivo 10 trata da redução das desigualdades, para o enfrentamento das imensas desigualdades raciais que historicamente marcam nosso país. Além disso, o período entre 2015 e 2024 marca a Década Internacional de Afrodescendentes, que preconiza uma série de ações voltadas para o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento da população negra.

Para colaborar com esses marcos, o governo brasileiro tem atuado na elaboração e implementação de políticas de igualdade racial, tanto a partir da atuação direta do Ministério dos Direito Humanos quanto da transversalização da temática nas políticas universais como saúde, educação, cultura e assistência social.

Com o intuito de promover a igualdade racial também em seu próprio quadro de servidores e servidoras, o governo alterou as formas de ingresso e de ascensão nas carreiras e tem envidado esforços para ampliar a participação da população negra na força de trabalho. Para além dos aspectos éticos dessas ações, que garantem que a composição étnica racial da sociedade brasileira esteja representada no serviço público, acreditamos que a ação pública também será aprimorada, a partir da sensibilidade dessas pessoas na condução das políticas do Poder Executivo.

O evento, que acontecerá na Embaixada Britânica, tem como objetivo promover a troca de experiências entre o setor privado e público, além de sensibilizar altos dirigentes públicos a respeito da necessidade de incorporar à política de gestão de pessoas do governo federal programas de diversidade, com foco na equidade de raça. Entre os convidados do evento no setor privado, terceiro setor e organismos internacionais estão previstas a participação de representantes de instituições como a Organização das Nações Unidas, Bayer Brasil, Instituto Avon, Banco Itaú, Coca-Cola e Carrefour, entre outros.