A décima turma, e a terceira presencial, do programa Liderando para o Desenvolvimento foi concluída nesta semana. Iniciado há 18 meses, o programa formou prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais e municipais de todos os estados brasileiros, beneficiando uma população de 16 milhões de pessoas em todo o país.
O objetivo é ampliar a capacidade desses entes públicos para desenvolver melhores políticas públicas e promover uma gestão mais eficiente e o desenvolvimento sustentável desses municípios.
No total, foram oferecidos 18 minicursos, com carga horária de 20 a 40 horas, com troca de experiências, conhecimento de boas práticas e construção de momentos de reflexão sobre o papel dos municípios em questões fundamentais, a exemplo de transformação digital, transparência, eficiência no uso de recursos públicos, participação social e desenvolvimento sustentável.
Além disso, também foram abordados temas atuais de gestão pública, como inovação, uso de evidências na tomada de decisões, colaboração entre o Estado e o terceiro setor, melhoria do gasto público e enfrentamento de crises, a exemplo da pandemia da Covid-19.
Resultados
Nos 18 meses de implantação do programa, foram capacitados 900 líderes, em mais de 300 municípios, atendendo a todos os estados brasileiros, sendo 208 prefeitos.
Os participantes contaram com mais de 125 professores, entre acadêmicos, gestores públicos, integrantes do terceiro setor e organismos internacionais.
Parceiros
O programa conta com a parceria de 20 instituições, incluindo ministérios, organismos internacionais, organizações do terceiro setor e associações municipais. Esse conjunto garantiu uma governança efetiva do Liderando, contando não apenas com financiadores, mas também com suporte técnico baseado na vocação e experiência de cada parceiro.
São eles:
- Ministério da Economia
- Ministério da Educação
- Ministério do Desenvolvimento Regional
- Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf)
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes)
- Superintendência do Desenvolvimento do Sudeste (Sudene)
- Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
- Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae)
- Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad)
- Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan)
- Associação Brasileira de Municípios (ABM)
- Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
- Confederação Nacional de Municípios (CNM)
- Comunitas
- Arapyaú
- Humanize
- Brava
- Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso)
- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)
- GIZ