A nota final da avaliação do curso foi de 9,5, demonstrando que a especialização permanece sendo bem avaliada

A 2ª edição da especialização mais tradicional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi concluída nesta quarta-feira (03). Nesta turma, composta por servidores públicos municipais, estaduais e federais, 291 alunos receberam a certificação. As aulas foram realizadas de janeiro a dezembro de 2023. A cerimônia de encerramento foi realizada em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo Zoom e de forma presencial na Enap, em Brasília.

Veja fotos do evento

Na mesa de abertura da cerimônia, estiveram presentes o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério dos Transportes, Manuel Augusto Silva, a diretora de Orçamento e Finanças da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Márcia da Fonsêca, o diretor de Gestão de Pessoas do Ministério do Trabalho e Emprego, Jobson Salles, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Cristiane Soares e a superintendente de Gestão de Pessoas da Empresa de Pesquisa Energética, Carla de Souza.

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, ressaltou que a sociedade brasileira está recebendo pessoas formadas com o melhor preparo no serviço público. “Espero que o curso tenha servido para, além de formá-los em grandes especialistas em gestão pública, também despertar a necessidade de a gente fazer a diferença no país e transformar a nossa administração pública, para torná-la aderente às necessidades da nossa população: mais inclusiva e olhando especificamente o problema de cada município, de cada estado e de cada região”. 

Além das 160 vagas ofertadas, foram disponibilizadas 90 vagas para ampla concorrência e 50 vagas para servidores de estados e municípios, custeadas com recursos da Enap. A oferta de vagas voltadas para gestores estaduais e municipais possibilitou estreitar a relação do Governo Federal com os gestores locais, com objetivo de fortalecer a capacidade de entes subnacionais em gerir de forma qualificada as organizações públicas e recursos locais para aprimorar a oferta de serviços públicos.

Essa edição do MBA em Gestão Pública teve 315 alunos matriculados, sendo 311 selecionados por processo seletivo e quatro alunos da 12ª edição do curso de Especialização em Gestão Pública presencial, que concluíram a especialização apenas nesta nova edição. O curso foi finalizado em dezembro de 2023, com 291 especialistas certificados - dentre eles, os quatro alunos da 12ª edição. A nota final da avaliação do curso foi de 9,5, demonstrando que a especialização permanece sendo bem avaliada.

Redação: Karol Ribeiro
Fotos:
Yasmin Carvalho