Como parte dessa iniciativa, durante a cerimônia, foram apresentados os cursos da Escola Virtual de Governo (EV.G) na temática de transformação digital, sugeridos na página do CEPS

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participou, nesta quarta-feira (10), do lançamento do Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS). A iniciativa é do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), que tem como objetivo promover a cultura de privacidade e segurança da informação nos órgãos e entidades da administração pública, que possuem unidades que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

Confira as fotos aqui

Na mesa de abertura do lançamento, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, ressaltou que o CEPS é estratégico para a segurança do governo digital, para a confiança no Estado como prestador de serviços e para o fortalecimento da democracia. Além disso, também destacou as ações da Escola para impulsionar a segurança da informação nos órgãos públicos. “Esse desafio passa, necessariamente, pela capacitação de pessoas e por outras estratégias educacionais, por isso, os pilares do CEPS têm muito em comum com o negócio da Enap.”

Como parte dessa iniciativa, durante a cerimônia, Betânia apresentou os cursos da Escola Virtual de Governo (EV.G), sugeridos na página do CEPS, na temática de transformação digital. No total, são nove cursos da EV.G que, juntos, totalizam mais de 35 mil pessoas certificadas. Esse número é o somatório de 2023 e até março de 2024. Desde o lançamento desses cursos, já foram capacitadas mais de 170 mil pessoas.    

Entre os serviços que serão oferecidos pelo CEPS GOV.Br, estão a realização de campanhas de sensibilização e conscientização relacionados ao tema e a disponibilização de capacitações e especializações na área. A partir do trabalho no centro, também será possível oferecer serviço de consultoria com o objetivo de orientar e apoiar os órgãos e entidades do SISP a respeito das melhores práticas para a efetiva implementação da gestão de privacidade e segurança da informação.

O lançamento da CEPS contou com a participação do secretário da SGD, Rogério Mascarenhas, do diretor de Privacidade e Segurança da Informação do MGI, Leonardo Ferreira e o pró-reitor de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Lucio Rennó Junior. 

Karol Ribeiro  

Enap