Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) concluiu na tarde desta quarta-feira (03/04) o projeto de planejamento estratégico integrado da Presidência da República. O trabalho foi uma parceria da Escola com a Presidência da República e envolveu a participação da Casa Civil, Secretaria-Geral, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social, Gabinete de Segurança Institucional e Vice-Presidência da República. No total, foram oito meses de ações coletivas que buscaram a realização da tarefa inédita de consolidar o planejamento estratégico de todos esses órgãos, de forma conjunta. ,

Veja fotos do evento 
 
A coordenadora-geral de Serviços de Transformação Governamental da Diretoria de Inovação (GNova Transforma), Adriana Ligiéro, salientou a construção dos processos necessários para atender a essa novidade. “No passado, cada um planejava separadamente. É a primeira vez que esta inovação de realizar isso conjuntamente acontece. Foi uma iniciativa da Presidência da República, que nos procurou em busca de maneiras de colocar todo mundo junto para fazer um único processo de planejamento”, disse ela.  
 
Adriana explicou que o método usado nesta parceria foi resultado de uma trajetória de diálogos com a Presidência da República em diferentes dimensões. Ela destacou a ideia do “aprender fazendo” como uma das premissas do sucesso da tarefa concluída neste último encontro. Segundo Ligiéro, o apoio aos parceiros do Executivo federal foi baseado em processo de construção colaborativa facilitado. Ou seja, com a presença de facilitadores que ajudaram os participantes de cada órgão envolvido no projeto a percorrer as etapas de um planejamento estratégico para extrair deles a discussão e o conteúdo do plano.  
 
“Entendemos isso como um processo de ‘aprender fazendo’. Por isso, a Diretoria de Inovação se envolve nesses projetos. Ao longo do processo de criar um plano estratégico, os participantes estão aprendendo sobre o planejamento estratégico e também a respeito da criação de indicadores e daquilo que as outras partes envolvidas fazem. Entendem assim como formar redes e alianças. Por isso apoiamos esse tipo de processo de planejamento estratégico institucional”, afirmou a coordenadora-geral de Serviços de Transformação Governamental da Diretoria de Inovação. 
 
Após este último encontro, a subsecretária de Governança Pública da Casa Civil, Maricy Valetta, apontou o diálogo na formação da sintonia fundamental entre os órgãos e a Enap para que o planejamento estratégico fosse concluído com êxito, mesmo diante do desafio que ele envolvia. “A Enap é sempre muito parceira. A primeira coisa que pensamos quando decidimos realizar esse planejamento foi procurar a Escola. Foi um processo desafiador. Embora tenhamos partido de ideias diferentes, conseguimos chegar a um consenso, construindo um processo de trabalho que considero vitorioso”, declarou a subsecretária. 
 
“Queríamos a Enap. Acreditávamos que a Escola teria condições de oferecer algo diferente, até em vista do desafio que esta tarefa apresentava, por envolver a Presidência da República e vários órgãos juntos, que trazem pautas diferentes. Junto com a Enap, fomos criando os processos que necessitávamos”, acrescentou Maricy. 
 
Essa parceria da Enap com o a Presidência da República começou em agosto de 2023 e teve cinco etapas. Desde formulação das carteiras de iniciativas, passando pelas entrevistas com as autoridades envolvidas (secretárias e secretários executivos, ministras e ministros e assessores especiais), para que fosse compreendida qual era a camada mais estratégica. A partir disso, foi possível a construção de alguns pilares como missão, visão e valores da Presidência da República. Em seguida, foram estabelecidos os objetivos estratégicos. Tudo isso serviu de insumo para compor o relatório de gestão da Presidência da República. “Nesta última etapa, que concluímos hoje, ajudamos a construir os indicadores para que métricas possam ser estabelecidas. Com elas, é possível compreender o alcance dos objetivos que foram traçados”, resumiu Adriana.

Redação: Marcel Frota 

Fotos: Yasmin Carvalho e Patricia Menezes 

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Enap promove encontro em comemoração ao Dia da Bibliotecária (o)

Evento reunirá participantes para debater a evolução da biblioteconomia; celebração terá também apresentações culturais com profissionais da área

Publicado em:
03/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024