O encontro reuniu especialistas e gestores públicos de todo o Brasil, durante dois dias 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Qualidade de Governo e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (QualiGov), nos dias 21 e 22 de março,  realizaram o Seminário Capacidades e Inovação na Gestão Pública: construindo redes de conhecimento entre universidades e governo, com o intuito de reunir pesquisadores e gestores públicos para discutir uma agenda de pesquisa em rede entre universidades e governo. 

Na mesa de abertura do seminário, a presidenta substituta da Enap, Nathália Teles, ressaltou a importância do tema e a necessidade das duas partes trabalharem juntas, a fim de ajudar no desenvolvimento do Brasil com soluções sustentáveis. Outras autoridades, como o coordenador do QualiGov, André Marenco, o Secretário Executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Gustavo Guimarães, o Secretário de Gestão de Pessoas do MInistério da Gestão e Inovação em Serviços Público (MGI), José Celso Cardoso e o Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, Francisco Gaetani também estiveram presentes na abertura do debate. 

A programação do seminário teve quatro mesas. No primeiro dia, a Mesa 1 abordou o tema “Novos paradigmas de gestão pública: rumo a uma reforma progressista”. Participaram da atividade o diretor de Altos Estudos, Alexandre Gomide, Francisco Gaetani, do MGI, Gabriela Lotta e Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e  Luciana Papi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS).

A Mesa 2 discutiu o tema “Avanços na Governança Pública: Desenvolvendo Políticas com Integridade e Evidências” e teve como coordenadora a Mariana Batista, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os expositores foram a Vânia Vieira da Controladoria-Geral da União (CGU), o Sérgio Firpo do MPO e Eduardo Grin da FGV.

Já a Mesa 3 teve como debate o assunto sobre “Desenho de políticas, área social e efetividade”. O coordenador foi Fernando Filgueiras, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e os expositores foram Tereza Cotta, do MDS, Helvécio Magalhães, do Ministério da Saúde, Alexsandro Santos, da Secretária de Educação Básica (MEC), Luciana Leite Lima, da UFRGS e Eduardo Moreira, da Universidade de Minas Gerais.

O segundo e último dia contou com o debate sobre “Instituições judiciais e justiça climática: política e políticas públicas”. Também estiveram presentes outros especialistas: a presidenta da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Vanessa Oliveira,  Mariana Cirne, da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, André Andrade, do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, Cristiana Losekann, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Ligia Mori Madeira, da UFRGS.

Confira as fotos aqui: Seminário Capacidades e Inovação na Gestão Pública

Enap