As cinco equipes participantes elaboraram Planos de Ação com as atividades e recursos necessários para a implementação da solução nos municípios

A  4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam chegou na última etapa: Viabilização da solução. Esta fase contou com duas oficinas online, realizadas nos dias 9 e 15 de abril, para a elaboração de narrativas e estratégias que deram suporte à ação local. No final, as cinco equipes municipais trabalharam na elaboração dos Planos de Ação, com as atividades e recursos necessários para a implementação da solução no município. No dia 29 de abril será o encontro final para a apresentação de resultados dos planos de ações de cada município.

Com o intuito de desenvolver soluções locais que contribuam para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos,, as equipes dos municípios de Campo Grande/MS, Francisco Morato/SP, Pedra Branca do Amapari/AP, Santiago/RS e do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns/CE, passaram por atividades organizadas em cinco etapas.

Durante esse processo, as (os) servidoras (es) participantes exploraram dados existentes para identificar os problemas relacionados aos desafios e suas causas, efeitos e indivíduos impactados. Também entraram em contato com experiências reais e interagiram com as pessoas impactadas pelo problema, com o intuito de gerar uma nova compreensão da realidade. A concepção da solução, fundamentada por dados e evidências coletadas e gerados nas etapas anteriores, fez parte da etapa de ideação da jornada, na qual as equipes apresentaram o desenho de uma solução viável, desejável e tecnicamente possível de ser desenvolvida e implementada.

Além disso, entre os meses de fevereiro e março, foi realizada a etapa de Prototipagem, na qual as equipes municipais, que já estavam trabalhando na ideação de soluções para os desafios na gestão de resíduos sólidos, passaram a conhecer e explorar metodologias para desenhar e testar ferramentas viáveis para responder a esses problemas, antes de implementar uma solução definitiva. Nesta etapa, foram realizadas  três oficinas online, e desenvolvidas simulações e testes, com a finalidade de coletar feedbacks sobre a solução, a fim de aperfeiçoá-la. As atividades incluíram o desenvolvimento de protótipos, a elaboração de roteiros de teste e a realização de interações estruturadas com pessoas relacionadas ao problema.

Jornada de Inovação

Ao longo da 4ª Jornada de Inovação, que teve início em agosto de 2023 e duração de nove meses, as equipes estão participando de atividades colaborativas e de aprendizagem e têm contado com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolverem uma solução para o desafio apresentado.

O desenvolvimento das soluções será focado em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada. Após trilhar com sucesso a Jornada, uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024 O anúncio da equipe municipal selecionada será realizado no dia 20 de maio, durante o evento de encerramento da 4ª Jornada.

A Jornada de Inovação do Cidades que Transformam representa uma oportunidade única para que agentes locais contribuam efetivamente para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos e promovam melhorias significativas em suas comunidades.

Saiba mais sobre a 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam.