publicacoes.jpg

CADERNOS ENAP


Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando estado e administração.

Preço unitário: R$ 10,00

Para adquirir publicações, siga os passos que estão no link "Aquisição".


Número 37


Estudos em Gestão de Pessoas no Serviço Público. Marizaura Reis de Souza Camões, Diogo Ribeiro da Fonseca e Valéria Porto, 2014


O Caderno reúne cinco artigos que tratam de temáticas centrais no atual contexto da gestão de pessoas, abordando técnicas de análise da força de trabalho e de gestão de políticas de capacitação e de saúde do trabalhador. Os artigos são provenientes de trabalhos de conclusão de curso de servidores participantes da segunda e terceira edições do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, desenvolvido pela Enap. O conhecimento produzido por servidores públicos tem a possibilidade de apontar os avanços teóricos e práticos necessários para a sua efetiva modernização no ambiente específico do setor público brasileiro.

Aquisição
Download gratuito




Número 36


Fiscalização de Contratos. Lucimar Rizzo Lopes dos Santos, 2013


O servidor público encarregado de trabalhar com licitações e contratações públicas deve observar os princípios da legalidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável. Na edição 36, dos Cadernos ENAP, o leitor encontrará orientações de como operar com a legislação pertinente ao tema e como aplicar sanções administrativas pelo descumprimento do contrato.

Aquisição
Download gratuito




Número 35

Avaliação de custos e benefícios ambientais. Ademar Ribeiro Romero e Alexandre Gori Maia, 2010
Para garantir a gestão adequada dos investimentos públicos de grande vulto,
o governo brasileiro estabeleceu como uma de suas prioridades a formação
de quadros qualificados para a avaliação socioeconômica de projetos. Com esse objetivo, desenvolveu-se o Programa de Avaliação Socioeconômica de Projetos. Disponibilizada para download, esta publicação refere-se ao conteúdo apresentado no módulo “Avaliação de custos e benefícios ambientais” e tem o propósito de registrar e disseminar um tema de indiscutível atualidade e relevância. Nela, os autores apresentam e analisam a dimensão ambiental do ciclo de vida dos projetos, destacando-se a avaliação segundo a perspectiva econômico-ecológica..

Aquisição não disponível
Download gratuito


Número 34

Sustentabilidade de iniciativas premiadas no Concurso Inovação: indícios de mudança da gestão no governo federal? / Disseminação de iniciativas inovadoras premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal ( 1996-2006). Elisabete Ferrarezi, Sônia Naves Amorim e João Alberto Tomacheski / Eduardo Raupp de Vargas, 2010
Com o término da 11ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, em 2007, A ENAP considerou oportuno incluir em sua programação o desenvolvimento de pesquisas que, recuperando a trajetória do prêmio, permitissem identificar como ocorrem as inovações no governo federal e quais características desses processos podem criar ambientes favoráveis ou desfavoráveis à geração de inovação, à sua permanência e difusão. Neste Caderno as pesquisas tiveram como foco a sustentabilidade das iniciativas premiadas e a sua disseminação. A análise empreendida apontou o caráter endógeno das inovações selecionadas e mostrou a importância das equipes não só na concepção das iniciativas, mas também na sua continuidade e relevância prática, oferecendo contribuições para orientar os incentivos à inovação no setor público, potencializando os impactos do próprio Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, que completou 15 anos em 2010.

Aquisição
Download gratuito


Número 33

A experiência da ENAP na formação inicial para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG: 1988 A 2006 - Volumes I e II. Elisabete, Ferrarezi, Adélia Zimbrão e Sônia Naves Amorim, 2008
A pesquisa apresentada nestes dois cadernos analisa, interpreta e sistematiza o material das onze edições do curso formação, desenvolvidas pela ENAP, entre 1988 e 2006. A obra pretende mostrar as influências de valores e de diferentes perspectivas que as atividades sofreram ao longo desse período. O curso está diretamente associado à criação da ENAP e, em agosto de 2008, completou 20 anos.

Aquisição
Download vol I
Download vol II


Número 32

Concurso Inovação na Gestão Pública Federal: análise de uma trajetória (1996-2006). Elizabete Ferrarezi e Sônia Amorim
Este Caderno resulta de uma pesquisa sobre os 11 anos de realização do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A iniciativa, que visa a estimular inovações na gestão governamental, é promovida pela Coordenação-Geral de Pesquisa da Diretoria de Comunicação e Pesquisa da ENAP. O estudo teve como propósito analisar tanto a repercussão, o impacto e o aproveitamento das inovações na administração pública quanto a participação dos órgãos federais durante a trajetória do Concurso. Atestou-se ainda a importância de se recuperar a história do Prêmio, constituindo uma aprendizagem da organização ao se extrair lições úteis para o aprimoramento do Concurso e da gestão da inovação no setor público.

Aquisição
Download gratuito

Número 31

Gênero, raça e competências de direção no Serviço Público Federal. Pesquisa ENAP, 2006
O relatório, que teve sua publicação apoiada pela Canadá School of Public Service, apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a dificuldade de acesso de mulheres e negros aos cargos superiores da administração pública federal, bem como os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desempenho de cargos de direção desses segmentos.

Aquisição não disponível
Download gratuito

Número 30

Uma exploração inicial da literatura sobre a inovação / Cartilha da gestão do conhecimento no serviço público / Guia sobre a gestão de riscos no serviço público. Canada School of Public Service / Stephen Hill, 2006
Este Caderno traz três relatórios de pesquisa internacionais. O primeiro contém uma exploração inicial da literatura sobre o tema da inovação. Sua intenção é considerar as implicações desse conceito para a aprendizagem organizacional, bem como fatores que motivam a inovação. O segundo relatório descreve, em linhas gerais, o campo da gestão do conhecimento e sua aplicação no setor público. O terceiro, por sua vez, pretende criar um ponto de partida para se aprender e trabalhar com o conceito de gestão de riscos e fornecer uma noção dos obstáculos que devem ser enfrentados na incorporação da gestão de riscos a processos decisórios governamentais.

Aquisição
Download gratuito

Número 29

Aprendizagem ao alcance de todos: a experiência do governo canadense em educação por meio eletrônico. Peter Stoyko e Annette Fuchs, 2005
Este trabalho publicado originalmente pelo Canadá School of Public Service (CSPS), e elaborado a partir dos estudos e da experiência em aprendizagem por meio eletrônico (e-learning) do setor público canadense, tem por objetivo disseminar a utilização dessa modalidade de ensino a educadores e técnicos que trabalhem diretamente com Educação a Distância (EAD) no setor público. Ao procurar esclarecer o processo de aprendizagem, do ponto de vista dos conceitos, das técnicas e da operacionalização, o trabalho lança luz sobre as vantagens e o potencial que essa modalidade de ensino apresenta para as organizações públicas, apontando inclusive as armadilhas e obstáculos que devem ser observados em seu uso.

Aquisição
Download gratuito

Número 28

A renovação das organizações: gerenciando transições na força de trabalho. James R. Nininger e Marilyn J. Arditti, 2004
Este relatório aborda a gestão eficaz de transições na força de trabalho. Este trabalho oferece soluções práticas e elementos cruciais para a gestão dessas transições extraídos de experiências de organizações públicas canadenses.

Aquisição
Download gratuito

Número 27

O desafio horizontal: ministérios setoriais, órgãos centrais e liderança. Herman Bakvis e Luc Juillet, 2004
Este estudo avalia práticas e estruturas horizontais desenvolvidas ao longo da década de 90 no governo do Canadá, os resultados dessas práticas e a sua eficácia em relação aos resultados desejados com base em quatro estudos de caso.

Aquisição
Download gratuito

Número 26

A jornada da aprendizagem - um guia para alcançar a excelência / Um modelo canadense de administração pública? Peter Stoyko / Ian Gow, 2004
Este Caderno traz dois relatórios de pesquisa internacionais. O primeiro objetiva fazer um levantamento do que se sabe sobre organizações de aprendizagem, traduzir as informações resultantes em orientações práticas e desenvolver abordagens que possam ajudar gerentes a transformar seus locais de trabalho. O segundo relatório objetiva verificar a existência de um modelo canadense de administração pública canadense, identificando suas principais características distintivas de outros modelos.

Aquisição
Download gratuito

Número 25

Negociação coletiva no setor público - experiências internacionais recentes por meio de análise da literatura. Zairo B. Cheibub , 2004
Uma análise da literatura internacional sobre relações de trabalho no setor público. Os principais objetivos são examinar as instituições e processos de negociação coletiva característicos de algumas experiências internacionais e avaliar as explicações teóricas para os padrões de interação entre o Estado e seus empregados.

Aquisição
Download gratuito

Número 24

Do heróico ao cotidiano: lições aprendidas na condução de projetos horizontais.Mark Hopkins, Chantal Couture e Elizabeth Moore , 2003
Este Caderno traz o relatório elaborado pela Mesa-Redonda de Pesquisa Ação sobrea Gestão de Iniciativas Horizontais, do Centro Canadense para o Desenvolvimentoda Gestão do Canadá, que objetiva avaliar iniciativas e pesquisas realizadas,identificar lições e oferecer orientações práticas a gerentes sobre eficáciaem gestão horizontal.

Aquisição
Download gratuito

Número 23

Uma base para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a gestão de riscos no serviço público. Stephen Hill e Geoff Dinsdale , 2003
Este Caderno traz o relatório elaborado pela Mesa-Redonda de Pesquisa Ação sobre Gestão de Riscos, do Centro Canadense para o Desenvolvimento da Gestãodo Canadá, que objetiva principalmente avaliar as váriasiniciativas e estudosrealizados, identificar princípios básicos e práticas positivas e definirmecanismos para estimular a divulgação de estudos teóricos e medidas práticas no campo da gestão de riscos.

Aquisição
Download gratuito

Número 22

Relatório de avaliação da política de Gratificaçãode Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATA).Pesquisa ENAP, 2003
O Caderno 22 surgiu da necessidade de identificar até que ponto as políticasde avaliação para fins de gratificação (GDATA)estão formuladas de maneira a realizar uma efetiva gestão do desempenho dos servidores avaliados. O interesse em pesquisar esse tema surgiu com base em uma preocupação em saber se a GDATA está trazendo mudanças na maneira de avaliar do governo ou se ela mantém os procedimentos anteriores considerados inadequados e ineficientes. O relatório a ser discutido avalia os critérios adotados (a partir das portarias publicadas pelos órgãos) e questiona a maneira como as avaliações vêm sendo realizadas nas diversas instituições pesquisadas. Os resultados alcançados são bastante produtivos e levam a uma reflexão sobre a necessidade de aprimorar os critérios de avaliação a fim de realizar uma adequada gestão do desempenho dos servidores públicos federais.

Aquisição
Download gratuito

Número 21

Desenvolvimento gerencial no setor público: tendências internacionais e organizações-líderes
Donald Hall para o Canandian Centre for Management Development, 2002

Pesquisa comparada realizada por iniciativa do Canadian Centre for Management Development que reúne nove instituições em diferentes países, incluindo a ENAP, direcionadas ao desenvolvimento gerencial no setor público. A versão desta pesquisa oferece a possibilidade de ampliar o debate em torno das necessidades de apoiar o desenvolvimento de gerentes e dirigentes públicos.

Aquisição
Download gratuito

Número 20

Metodologia para medir a satisfação do usuário no Canadá: desfazendo mitos e redesenhando roteiros. Geoff Dinsdale & D. Brian Marson, Faye Schmidt & Teresa Strickland, 2000
Cadernocomposto de relatórios de pesquisa, elaborados no âmbito de uma rede de pesquisa formada por altos administradores públicos do Canadá, acadêmicos e especialistas na área de prestação de serviços públicos, sobre a avaliação do cidadão/usuário a respeito da qualidade dos serviços públicos.

Aquisição
Download gratuito

Número 19

Experiências de Avaliação de Desempenho da Administração Pública Federal Pesquisa ENAP, 2000
Estudo que apresenta e analisa, com base na literatura recente sobre o tema, os diferentes sistemas de avaliação de desempenho adotados por instituições da Administração Pública Federal, considerando as diversas etapas do processo e os seus principais desafios.

(esgotado)Aquisição
Download gratuito

Número 18

Reforma administrativa e relações trabalhistas no setor público. Zairo B. Cheibub e Richard M. Locke, 1999
Artigo que analisa as interações entre o Poder Executivo federal e as Entidades Associativas dos servidores públicos federais durante o processo de formulação, tramitação e aprovação da reforma administrativa no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Aquisição
Download gratuito

Número 17

Gerenciando a alta administração: uma pesquisa em países da OCDE. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 1999
Relatório que fornece uma visão geral da forma como a alta administraçãopública é gerenciada em vários países da OCDE .

Aquisição
Download gratuito

Número 16

Flexibilidade na gestão de pessoal da administração pública. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 1998
Textos diversos, elaborados por técnicos do governo e especialistas de países-membros da OCDE Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, analisando a evolução recente da gestão de pessoal no setor público ao mesmo tempo em que são colocados problemas levantados pelas políticas de recursos humanos então adotadas.

Aquisição
Download gratuito

Número 15

O processo decisório da reforma tributária e da previdência social. Marcus André de Melo e Sérgio de Azevedo, 1998
Análise da reforma constitucional no governo Fernando Henrique Cardoso a partir dos estudos de caso da reforma tributária e da previdência social, compreendendo também uma reconstituição do processo decisório de políticas nestas áreas desde a era Collor.

Aquisição
Download gratuito

Número 14

Gerência de recursos humanos no setor público. Barbara Nunberg, 1998
Texto que analisa aspectos diversos relativos aos Recursos Humanos do Serviço Público nos países industrializados, visando contribuir para a solução dos dilemas enfrentados pelos países em desenvolvimento nos seus atuais processos de reforma do Estado.

Aquisição
Download gratuito

Número 13

Reforma do Estado no setor de saúde: os casos da Catalunha, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos Samuel Husenman e Emili Sullà, Trajano Quinhões e Lenaura Lobato, 1997
Coletânea de textos que abordam diversas experiências que têm sido implementadas na reforma dos sistemas de saúde ao redor do mundo, e que representam a adoção progressiva de novas formas de gestão empresarial no sistema sanitário, acarretando uma série de empreendimentos inovadores. A busca da eficiência atrelada a uma maior eqüidade em saúde, bem como concepções diferenciadas do papel do Estado na área social, ilustram cada um dos casos apresentados.

Aquisição
Download gratuito

Número 12

Normas de conduta para a vida pública. Lord Nolan, 1997
Texto conhecido como "Relatório Nolan", publicado originalmente na Grã-Bretanha em 1995, aborda temas relativos aos padrões de comportamento ético dos servidores públicos e dos políticos, parlamentares e altos dirigentes de governo. O relatório está estruturado em quatro capítulos compreendendo: no primeiro, a introdução do tema; no segundo, questões sobre os parlamentares; no terceiro, questões sobre ministros e servidores; e no quarto, sobre os "quangos" (órgãos públicos não-estatais).

Aquisição
Download gratuito

Número 11

A seguridade social no Brasil e os obstáculos institucionais à sua implementação
Pedro César Lima de Farias, 1997
Análise histórico-administrativa da formação do sistema de seguridade social no Brasil, enfatizando alguns dos principais aspectos condicionantes da sua gestão. Registra as idéias-força do modelo de proteção social adotado em 1988, contextualizadas no processo de evolução das políticas sociais de Estado; descreve e discute os problemas constatados na operacionalização recente das políticas públicas de saúde, assistência e previdência social, vistas sob a ótica dos seus processos de planejamento e orçamentação, das estruturas organizacionais formais e das práticas diretivas e de controle, e da articulação intergovernamental, conduzindo à avaliação de desempenho do sistema atual e a propostas da sua consolidação, com base nos princípios de descentralização, controle social e manutenção de um permanente processo de avaliação institucional.

Aquisição
Download gratuito

Número 10

O impacto do modelo gerencial na Administração Pública. Fernando Luiz Abrucio, 1997
Texto que focaliza o processo de surgimento e desenvolvimento do modelo gerencial (managerialism ou public management) no campo da administração pública, analisando seus limites e potencialidades, mediante a abordagem do caso inglês e americano de reformas administrativas de governo, ao longo das décadas de 80 e 90; ao final, além do perfil das principais mudanças administrativas que têm afetado o setor público em escala mundial, um comentário breve sobre o caso brasileiro.

(esgotado) - Aquisição
Download gratuito

Número 9

Progressos recentes no financiamento da previdência social na América Latina. Manfred Nitsch & Helmut Schwarzer, 1996
Texto que compreende uma visão geral da história e das características dos sistemas de previdência social da América Latina, e estudos de caso de cinco países (Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e Brasil), relatando as suas respectivas experiências e situação atual das reformas previdenciárias.

Aquisição
Download gratuito

Número 8

Reforma da Administração Pública e cultura política no Brasil: uma visão geral. Luciano Martins, 1997
Texto bastante didático que compreende uma revisão da evolução da administração pública brasileira, dos anos 30 aos 90, incluindo traços da herança colonial. Enfoca a deterioração da administração pública federal e discute diretrizes para a reforma do Estado no Brasil, apontando problemas e resistências políticas a serem enfrentadas.

Aquisição
Download gratuito