Especialização em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Especialização em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação é um curso de pós-graduação lato sensu da Escola Nacional de Administração Pública – Enap, de oferta presencial em sua primeira edição, prevista para o período de 2017-2018 para a qualificação de servidores públicos do governo federal em nível de pós-graduação, seguindo a regulamentação estabelecida pela Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação.

 

Objetivo do curso: Desenvolver e aprimorar nos alunos do curso as capacidades necessárias para realização de atividades na área de ciência, tecnologia e inovação no âmbito do governo brasileiro em suas diferentes esferas.

 

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender a relação ciência, tecnologia e inovação e desenvolvimento econômico e social;
  • Distinguir e analisar a aplicação de instrumentos de política adequados para diferentes situações;
  • Fortalecer as competências para monitorar e avaliar políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação e sua interação com políticas públicas em temas relacionados;
  • Construir sinergias entre agentes e instituições da ciência, tecnologia e inovação e suas áreas cognatas, bem como aprofundar a atuação brasileira no contexto científico, tecnológico e inovador no cenário internacional;
  • Compreender as ameaças e oportunidades atuais e futuras enfrentadas por organizações públicas, no âmbito da gestão de ciência, tecnologia e inovação, para formulação de estratégias para o desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentáveis e para a elaboração de políticas públicas.

 

Público-alvo: servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e empregados públicos federais concursados que, preferencialmente, atuem ou tenham potencial para atuar em áreas relacionadas à produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, preferencialmente das carreiras de Ciência e Tecnologia.

 

Titulação: Especialista em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Estrutura e duração do curso

O curso será oferecido na modalidade presencial e tem carga horária total de 360 horas, composta por 13 disciplinas obrigatórias a serem cursadas em até 3 semestres letivos. Além da carga horária de 360 horas, o aluno terá o prazo de 120 dias para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Carga-horária semanal: 9 horas, distribuídas em 3 dias da semana, às segundas, terças à noite, das 19h às 22h, e quartas-feiras pela manhã, das 9h às 12 horas.

A programação do curso pode contemplar momentos de atividades em período integral, dias consecutivos e/ou aulas aos sábados conforme programação a ser posteriormente divulgada.

 

Corpo Docente

Professores selecionados pela Enap, com ampla experiência em cursos de pós-graduação e pesquisa.

 

Local e regime de aulas

As aulas ocorrerão na Enap, localizada no Setor de Áreas Isoladas Sul (SAIS) – Área 2ª em Brasília, DF.

 

Processo seletivo

Para ingresso no curso, o candidato que possui diploma de nível superior deverá ser aprovado em processo seletivo, dentro do número de vagas ofertadas, que contempla duas fases consecutivas:

·         Análise e avaliação curricular;

·         Análise e avaliação de memorial e pré-projeto.

 

As informações utilizadas para a análise e avaliação curricular, de memorial e pré-projeto serão exclusivamente aquelas constantes do formulário de inscrição.

O processo seletivo será conduzido por comissão de seleção integrada por profissionais indicados pela Enap.

 

Investimento

O curso será ofertado pela Enap sem ônus para os servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e empregados públicos cujas empresas recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal. Os demais empregados públicos concursados deverão arcar com os custos do curso de R$ 15.600,00 que poderá ser pago em até 12 parcelas.

 

Número de vagas

Serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) vagas, sendo 2 (duas) reservadas para pessoas com deficiência.

 

Inscrição

As inscrições para a seleção estarão abertas até dia 17 de julho de 2017 e poderão ser realizadas de acordo com as seguintes orientações:

•  Preencher o formulário de inscrição que pode ser acessado pelo portal da Enap www.enap.gov.br ou por meio do link http://inscricao.enap.gov.br/;

•  Enviar pré-projeto e memorial via formulário de inscrição;

•  Emitir e pagar a GRU, referente à taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (quarenta reais), até a data limite de 17 de julho de 2017.

 

Arquivos

17/08/17 - Convocação para matrícula em segunda chamada

14/08/17 - Resultado final do processo seletivo

07/08/17 - Resultado preliminar do processo seletivo

31/07/17 - Novo cronograma

12/07/17 - Edital em formato acessível

10/07/17 - Programa

30/06/17 - Edital de abertura

 

Informações adicionais

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Telefone: (61) 2020-3033

E-mail: cge@enap.gov.br