Como Funciona a Escola Virtual

A Escola Virtual da Enap é a estrutura on-line dedicada a oferta de cursos na modalidade a distância. Ela possui dois ambientes distintos:

A Secretaria Virtual (Portal Enap) é o ambiente onde o aluno acessa as informações sobre os cursos disponíveis e calendário de ofertas, cria seu cadastro e se inscreve nos cursos e eventos à distância. Esse ambiente está inserido dentro do Portal da Enap, acessível através do endereço http://www.enap.gov.br.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula virtual, o local onde são disponibilizados conteúdos, atividades, mensagens, notas e certificado. O endereço do AVA é https://ava.enap.gov.brPara acessá-lo é preciso ter realizado o cadastro na Secretaria Virtual, através do Portal da Enap, estar matriculado em algum curso a distância e o curso ter iniciado suas atividades. As credenciais de acesso ao AVA são as mesmas do Portal Enap.

 Estrutura da Escola Virtual da Enap

Estrutura da Escola Virtual da Enap


Para solicitar inscrição nos cursos à distância, é necessário ter cadastro no Portal da Enap. 

  • Acesse o Portal da Enap (www.enap.gov.br).
  • No menu da parte superior do site, clique em “Acesse sua Conta”. Se você já tiver cadastro no site, apenas acesse sua conta. Se você ainda não tem, crie um clicando em “Criar Cadastro”.
  • Após ter criado uma conta, acesse o calendário da Escola Virtual no menu lateral esquerdo. Verifique se existem inscrições abertas para o curso desejado, clique na turma escolhida e acesse a página de inscrições e se inscreva preenchendo a ficha de solicitação adequadamente.
  • Ao finalizar a inscrição, clique em "Histórico do Aluno" no bloco “Usuário” situado no menu lateral esquerdo ou no menu superior e confirme se a inscrição foi efetivada. Caso não conste a inscrição, realize novamente o procedimento.

Para acompanhar o status da sua inscrição, acesse sua conta no Portal da Enap e clique em “Histórico do Aluno” no bloco “Usuário” situado no menu lateral esquerdo ou no menu superior. No item “Cursos em andamento ou aguardando análise se solicitação” aparecerá o nome do seu curso e a situação da sua inscrição.

Informamos que para cursos sem tutoria, ao solicitar inscrição você estará inscrito e será automaticamente matriculado na data de início do curso. Para os cursos com tutoria, você receberá antes do dia de seu início uma mensagem via e-mail comunicando o deferimento ou não do seu pedido de inscrição. Para ambos, as orientações de acesso chegarão por e-mail no dia de início do curso.

Caso tenha tentado realizar inscrição em um curso e ela não conste no "Histórico do Aluno" , realize novamente o procedimento de inscrição.

O aluno somente poderá fazer o cancelamento da inscrição no Portal da Enap até três dias antes do início do curso. Ao ultrapassar esse prazo, só é possível realizar o trancamento da matrícula. Para isso é necessário que o aluno espere o curso começar e faça o procedimento de trancamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O trancamento é uma situação final e só é reversível enquanto o curso estiver em andamento. Após o encerramento não é possível "destrancar" a matrícula.

Para cancelar a sua inscrição em um curso que ainda não começou, acesse o Portal da Enap (www.enap.gov.br) e  clique em “Acesse sua Conta” para inserir as credenciais. No menu lateral esquerdo, procure o bloco “Usuário” e clique em “Histórico do Aluno”. Localize o curso que deseja cancelar e clique em SIM, confirmando o cancelamento.

Para trancar sua matrícula em um curso que já começou, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://ava.enap.gov.br) com as mesmas credenciais do Portal da Enap.  Na página principal, clique no curso que deseja trancar. No menu lateral direito, dentro de Administração, clique na opção “Trancar minha matrícula no curso...” e confirme. 

O processamento do trancamento só ocorre após o encerramento da turma. Dessa forma, uma nova inscrição em outra turma do mesmo curso,  só estará disponível após o encerramento da turma em andamento.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula virtual, o local onde são disponibilizados conteúdos, atividades, mensagens, notas e certificado. O endereço do AVA é https://ava.enap.gov.br. Para acessá-lo é preciso ter realizado o cadastro na Secretaria Virtual, através do Portal da Enap, estar matriculado em algum curso a distância e o curso ter iniciado suas atividades.

O cadastro no ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é feito de forma automática, na semana de início do curso, e as instruções de acesso são enviadas por mensagem eletrônica no dia de início do curso. Portanto, o acesso ao AVA só estará disponível no primeiro dia do curso.

O acesso ao AVA pode ser feito de duas formas:

  • Acessando o endereço do AVA (https://ava.enap.gov.br);
  • Acessando o Portal da Enap (www.enap.gov.br) e clicando, no menu superior “EM DESTAQUE”, em “AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM” – você será redirecionado para o AVA.

As credenciais de acesso (usuário e senha) são os mesmos que você utiliza para acessar sua conta no Portal da Enap.

Após o acesso ao AVA, basta clicar no curso e dar início aos trabalhos!